domingo, 8 de janeiro de 2017

Identidade Visual (Design)

Gestão e Administração ( Pensamento analítico )

D.I.C.A (Segurança da Informação)

Informação! Claro que a informação é de extrema importância, a informação é o coração da empresa, é o que faz tudo funcionar e é isso que a torna tão poderosa. Existem alguns pilares que auxiliam a manter esse coração seguro, e são muito utilizados no meio dos especialistas de segurança da informação, vou chamar esses pilares de D.I.C.A (Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade), ela incorpora basicamente tudo o que devemos ter como ideia de Gestão de segurança da informação e a responsabilidade que é gerir tal.

Este artigo será dividido em cinco partes, demonstrando e descrevendo cada parte da D.I.C.A e que farão com que você, gerente de TI de pequenas e médias empresas fiquem por dentro da importância da informação.
Garantir a D.I.C.A
Ter um meio organizado de garantir a Disponibilidade, Integridade, ConfidencialidadeAutenticidade das informações que as empresas geram e guardam é de fundamental importância para o consumidor final. Garantir que mesmo em graves circunstâncias como por eventos que ocorrem, tanto por causas naturais como enchentes e terremotos, quanto por falha humana, as informações vão estar disponíveis, não sofrerão modificações, estarão seguras e que são de fato verdadeiras, é necessário para manter seus clientes confiantes o suficiente para procurar e manter seus serviços.
Disponibilidade
Garantir a Disponibilidade da informação é vital para o funcionamento do negócio, desde o microempresário até a mais valiosa empresa do mundo. Ter como garantir a disponibilidade das informações geradas por você e as que você deve acessar para conseguir desenvolver o trabalho é de vital importância para a empresa.

A principal ideia de se fazer backups constantemente é ter uma segunda forma de garantir a segurança das informações produzidas e sua disponibilidade, tanto por sua empresa quanto por seus clientes, e que não sofrerão alterações em nenhuma parte do processo pois assim poderão ser comparadas sempre que necessário.

Por exemplo, digamos que você é dono de uma empresa que fornece serviços de locação de servidores, e que toda a informação gerada dentro dos servidores é de sua responsabilidade, mas não é você que a produz, dar ao cliente que aloca seu servidor a certeza que os dados que estão sendo gerados têm garantia de que estão sobre a D.I.C.A e que não sofreram alterações, é de vital importância para que ele se sinta confiante para alocar tal servidor e possivelmente adquirir mais espaço.
Confidencialidade
Saber que toda a informação da sua empresa é o que a faz funcionar é meio assustador, depender da confidencialidade é algo necessário. Ter estratégias competentes para garantir que as informações que estão circulando estão sendo protegidas e que somente quem devia ter acesso a elas estão tendo tal acesso.  

Existem algumas tecnologias específicas para garantir a prevenção do vazamento da informação. Toda empresa que quer evoluir precisa saber proteger suas informações e providenciar ferramentas e treino de consciência de pessoal para que certas informações não vazem. Manter o que deve ser confidencial realmente confidencial, não somente saber disso e não fazer algo para manter ela assim.

Autenticidade
Para o gestor dar garantia para seus clientes e também seus empregados que as informações produzidas estão sendo geradas por fontes confiáveis é de vital importância para a estrutura do negócio. Você como gestor tem de ter certeza que a informação que estão passando para você é real, e os clientes como contratantes também devem ter certeza de que as informações passadas e que são acessadas por eles é de fonte confiável. Existem tecnologias que garantem a autenticidade de alguns arquivos, login de pessoal e fazem o controle da informação.

Os gestores mais experientes na área de tecnologia ensinam que garantir que as informações estarem sobre a D.I.C.A é crucial para manter a segurança da estrutura empresarial e de seus clientes, pois a ideia de segurança da informação é manter a salvo o coração da empresa, para que assim possa continuar funcionando e se mantenha com vida.